quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

[ Livros no DS oO" ]

.
.......... Dia desses fiz uma descoberta que me fez lembrar de uma frase que um personagem do curta AVAIANAS DE PAU obra do criativo MUNDO CANIBAL.COM.BR. As palavras são exatamente: "-Essa avaiana de pau é coisa linda di deeeusi".
.
.......... E tenho razões fortíssimas para crer que meu achado é sim, COISA LINDA DI DEUSI! *.*
.
.......... Vamos aos fatos. A bookaholic lê pra caralho bastante, a beça, um montão mesmo, mas bancar esse vício não é mole. Nos períodos de pico chegam a ser 3 livros por semana. Se você calcula como 3 livros a uma média de 30reais cada... É um somatório de 360 mangos por mês. Minha mãe me mataria. :D Então, apesar de eu não achar nada mais fascinante do que um lindo livro de papel, encadernado, com sua linda fonte Times New Roman, às vezes... Eu tenho que recorrer ao submundo da literatura (e-books), porque no Brasil, livro é caro pra mórróca. E daí, ElleN? Bom, e-book no computador é cansativo e desconfortável, mas é de graça.
.
.......... Estava eu aqui... Navegando como quem não quer nada... Decidi procurar por um aplicativo (chamado de homebrew, programas distribuidos 0800,-de-grátis livremente pela net, para você e para mim) para usar com meu estimado Nintendo DS que fosse compatível com e-books. Encontrei um monte, mas nenhum era bom o sufi, não apeteciam, eu queria mais. A-C-H-E-I!!!
.
.......... O programa em questão se chama DSLIBRIS¹ está em versão BETA, mas dá mais do que pro gasto, na verdade, pra mim, já está perfeito. É muito legal messssmoo! Ele não suporta A-I-N-D-A o famoso .pdf, seu formato de visualização é .xhtml (como em páginas na internet), mas aí nada que um conversor² não resolva. Converter é um pouco chato se estiver mesmo em .pdf, tem que converter pra .doc (formato do word) e daí pra xhtml.
.
.......... O aspecto mais legal do DSLIBRIS é o fato de você segurar o DS como se este fosse um livro. Ao invés de segurá-lo como se fosse jogar, você gira o seu DS 90graus no sentido anti-horário (assim parecendo um livro) e o e-book é visualizado nas duas telas do portátil.
.
.
.......... Uma vez encontrado o aplicativo, só faltava um bom site³ de e-books, pra começar a leitura. Como na internet se encontra de TUDO, conheci um site com um acervo razoavelmente grande que certamente irá suprir os momentos de abstinência quando a grana estiver curta.
.
.......... Lembrando que para fazer uso de homebrews, é necessário ter um R4 ou similar, que é um cartucho de DS especialmente desenvolvido para rodar homebrews arquivos de música, fotos e vídeos no DS.
..
¹Download do DSLIBRIS: [ http://sourceforge.net/projects/ndslibris ]
.
²Bom conversor para arquivos de texto. Suporta a maioria que conhecemos:
[ http://media-convert.com/conversor ]
.
³Livros para Todos. Acervo grande. Muita literatura (br e gringa) pra se divertir: [ http://www.livrosparatodos.net ]
.