domingo, 19 de junho de 2011

[ Retorno ao BlogspoT ]

.......... No meio de 2009, eu e o blogger tivemos alguns problemas e nada que eu tentava postar funcionava. Fiz a migração pro wordpress e estava muito satisfeita com o blog lá. Porém-no entanto-however-but de uns tempos pra cá, não tenho postado NADA porque o wordpress anda tão lerdo que fui ficando sem paciência e deixava pra lá. :/

.......... Achei que fosse meu PC, mas andei pesquisando e vi que com o tempo o wordpress vai ficando mais lerdo mesmo (mais widgets = mais lerdo). Então fiz as pazes com o blogger e estou de volta com todos os meus posts. :D

weeeee!

[ iPad 2, vale a pena? ]

A famigerada segunda geração do tablet da Apple chegou no Brasil,
já está em falta nas grandes lojas, mas será que ele vale a pena?

.......... O iPad 1 teve seu lançamento americano oficial em 03 de Abril de 2010. O segundo modelo, chegou ao Brasil a pouquíssimo tempo e já está esgotado em TODAS as lojas nas quais pesquisei. É cerca de um ano a distância no lançamento dos dois. E o valor continua bem alto. Afinal, quais as diferenças dos dois modelos? E o Upgrade é viável?

.......... Vamos lá, a primeira diferença é poder optar pela cor branca. Não gostaria de ter um branco, pois é inevitável o acúmulo de sujeira no aparelho, mas acho ótimo que o consumidor tenha direito à escolha. O processador melhorou, ficou mais rápido, o peso diminuiu (agora 600 gramas) e o tamanho também é possível? o.O. E o igadget agora conta com duas câmeras, e a ideia não é que você saia fotografando por ai com esse trambolho, mas que possa fazer video-chamadas.
.......... Também houve o lançamento das novas smart covers que interagem com a tela do aparelho, fazendo com que ele saiba que você a está usando, ou não. O valor no lançamento é o mesmo de quando o iPad1 chegou o que acarretou na queda de preço do primeiro modelo. As opções de armazenamento são 16gb wifi / 32gb wifi / 64gb wifi OU 16gb wifi+3G / 32gb wifi+3G / 64gb wifi+3G.

.......... Se você já comprou o iPad 1, não aconselho o upgrade para o 2, pois a não ser que você esteja MUITO interessado em ter as câmeras, não há diferenças significativas e você já gastou bastante para ter o primeiro. Mas já pode ir pensando no 3, que dizem os rumores, virá com Retina Display com updates maiores. Mas se você ainda não tem um, o 2 é a melhor opção, por ser a mais atual. :D

segunda-feira, 13 de junho de 2011

[ inForMátiCa na esCoLa ]

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discuti-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação.




Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Estas são apenas algumas questões levantadas por educadores brasileiros.


Em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.


Colocar qualquer software para os alunos usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.


O uso da Internet também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.


Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.


O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.


...


Esta postagem foi criada para fins acadêmicos,
em prol de uma pesquisa da faculdade. :D


[ via http://bit.ly/jsiNUz ]

quarta-feira, 1 de junho de 2011